Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

China na Europa



Premiê chinês chega à Letônia para visita oficial e cúpula entre China e centro e leste europeu
2016-11-04 19:38:51portuguese.xinhuanet.com 







Riga, 4 nov (Xinhua) -- O primeiro-ministro chinês Li Keqiang chegou nesta sexta-feira à capital da Letônia para uma visita oficial ao país na Europa báltica. 

O premiê também participará de uma reunião entre os líderes governamentais da China e dos 16 países do centro e leste europeu (CEE, em inglês), ou a cúpula 16+1. 

É a primeira vez que um primeiro-ministro visita a Letônia desde que declarou independência da União Soviética em 1991. 

À chegada, Li disse que o mecanismo de cooperação 16+1 tem registrado o desenvolvimento estável e os resultados frutíferos desde sua fundação em 2012, e tem se tornado em uma plataforma importante para a amizade e o desenvolvimento comum entre a China e os países do CEE. 

Sob as atuais circunstâncias internacional e regional, a China quer trabalhar com todas as partes relacionadas para garantir o sucesso da cúpula, e, através do aprofundamento da cooperação 16+1, para promover ainda mais o desenvolvimento desses países, o que também conduz a um desenvolvimento equilibrado da Europa e sua integração, afirmou Li. 

Liu Haixing, o ministro assistente das Relações Exteriores da China, disse em uma coletiva de imprensa em Beijing no início desta semana que a próxima conferência é de grande importância não apenas para o desenvolvimento da cooperação entre a China e os países do CEE, mas também para a parceria estratégica abrangente entre a China e a União Europeia (UE). 

O premiê chinês assistirá à mesa redonda dos líderes 16+1, pronunciará um discurso em um fórum econômico e comercial, e se reunirá com os líderes dos países do CEE, segundo Liu. 

A UE participará da reunião 16+1 como observadora.

Este ano marca o 25º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos entre a China e a Letônia. 

Ao elogiar a amizade profunda entre os dois países, Li disse esperar trocar os pontos de vista sobre a cooperação bilateral com os líderes letões e impulsionar a relação bilateral aos níveis superiores. 

Durante sua estadia, Li vai conversar com seu homólogo da Letônia Maris Kucinskis, e se reunirá com o presidente Raimonds Vejonis e o chefe parlamentar Inara Murniece.
A Letônia é a terceira escala da viagem de oito dias de Li à Eurásia que o levou já ao Quirguistão e Cazaquistão. A viagem também incluirá a Rússia. Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário